O NHL 2005 apresenta o Open Ice Control, incluindo jogadores em movimento sem o disco e também um modo completo da Copa do Mundo, onde cada equipe pode ser criada do zero. Agora, o usuário podia importar arenas domésticas digitalizadas para as equipes construídas a zero (as 30 arenas da NHL, além da Arena de Nuremberg, Kölnarena, Stockholm Globe Arena, Helsinki Hartwall Areena e Prague Sazka Arena estavam disponíveis). Camisas e logotipos adicionais da NHL também estavam disponíveis, incluindo os extintos Atlanta Flames, Winnipeg Jets, Colorado Rockies (NHL), Quebec Nordiques, bem como os uniformes de estilo antigo Los Angeles Kings, Washington Capitals e Vancouver Canucks dos anos 70 e 80.
A licença do IIHF, que concedeu o modo Copa do Mundo, também permitiu que a EA usasse camisas internacionais da vida real pela única vez (jogos lançados anteriormente usavam camisas exclusivas projetadas pela equipe do jogo, que tinham apenas uma semelhança passageira com suas contrapartes da vida real, então a camisa mostra sua bandeira.) A versão para PC do jogo foi simplificada, incluindo a omissão do recurso de criar um jogador. Essas omissões foram possivelmente devidas à disputa trabalhista naquela temporada, mas a EA explicou que não haviam aperfeiçoado a nova interface de criação de um jogador, o que permitiria uma personalização muito maior do que a disponível anteriormente.
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